Rede Social Facebook

COMO SÃO OS FENÔMENOS NATURAIS EM NOSSO PLANETA



O que são Fenômenos Naturais: é um evento observável que não é feito pelo homem.
Fenômeno: É qualquer coisa que se manifesta, um fenômeno é qualquer evento que é observável, por mais comuns que poderia ser, mesmo que isso requer o uso de instrumentação para observar, registrar, ou compilar os dados que lhe digam respeito.



Desastres Geológicos

Avalanches e deslizamentos de terra



Avalanche de neve

Uma avalanche é um dos fenômenos denominados por “movimentos de massa” e que fazem parte da dinâmica do relevo terrestre. Elas ocorrem sempre em locais bastante íngremes e constituem o deslocamento de parte do solo e/ou material rochoso, gelo e neve.



Montanha-Avalanche-Neve
Montanha Avalanche de Neve


O deslizamento de terra é na verdade apenas uma categoria dos chamados “movimentos de massa”: processo de vertente que envolve o desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso encosta abaixo.

Montanha-deslizamento-terra
Montanha deslizamento de terra
                                 

Terremotos 


Terremoto ou sismo é um fenômeno que acontece devido à movimentação que ocorre no núcleo do planeta Terra. As ondas de força provocadas por tal movimentação são transmitidas às outras camadas componentes da massa do planeta até atingir a superfície na forma de tremores.

Estragos-Terremoto
Estragos de um Terremoto

Sinkholes


Crateras que se abrem de repente, também conhecidas como sumidourosé uma depressão ou buraco no solo causada por algum tipo de colapso da camada de superfície. 

Sinkholes-crateras-abrem
Sinkholes crateras que se abrem

As erupções vulcânicas


Erupção vulcânica é um fenômeno natural que ocorre nos vulcões, que em determinado momento derramam magma através de sua abertura superior, a chamada "chaminé vulcânica".
Erupções vulcânicas ocorrem quando a crosta terrestre sofre uma ruptura e permite que o material que está a altíssimas temperaturas no manto alcance a superfície. O material que extravasa é constituído por gases, lavas e cinzas. Os vulcões normalmente apresentam formato cônico e montanhoso.


  
Vulcao-Erupcoes-Vulcanicas
Vulcão Erupções Vulcânicas
                      


Desastres Hidrológicos


Desastres Hidrológicos, é uma mudança violenta, súbita e destrutiva, quer em termos de qualidade da água da Terra ou na distribuição ou movimento da água no solo abaixo da superfície ou na atmosfera.


Desastres-Hidrologicos
Desastres Hidrológicos


Inundações


Inundação ou enchente é o transbordamento de água sobre um território seco.
As inundações geralmente são causadas por chuvas fortes e prolongadas. Depois de muita chuva, a terra fica encharcada e perde a capacidade de absorver toda a água que cai sobre ela. Essa água escorre então para os lugares mais baixos, indo parar em riachos e rios. Na primavera, nos países de clima mais frio, a neve derretida pode somar-se à água da chuva. Devido ao volume extra de água que chega aos rios, o nível dos rios sobe. Quando o nível sobe tanto que a água transborda das margens do rio, ocorre uma inundação.

Cidade-Inundacoes
Cidade Inundações

Erupções limnic

erupção limnic , também referido como um lago derrubar , é um tipo raro de desastre natural em que dissolveu o  dióxido de carbono(CO 2 ), de repente irrompe em águas profundas do lago, formando uma nuvem de gás que pode sufocar a vida selvagem, animais e seres humanos. Tal erupção também pode causar tsunamis no lago como o crescente CO 2 desloca água. Os cientistas acreditam terremotos , atividade vulcânica , ou explosões podem ser um gatilho para tal fenômenoLagos em que ocorre tal atividade pode ser conhecido como lagos limnically ativos ou lagos explodindo.

Mar-Erupcoes-Limnic
Mar Erupções Limnic











Comentários

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber